Ata da reunião da AMAF de 25 de fevereiro de 2018. Saiba o que foi tratado e decidido nessa reunião.


Segue a ata da reunião da AMAF na sede do Bosque no dia 25/02/2018.

Ata da reunião da Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF)

Data: 25 de fevereiro de 2018

Horário: 9:30 hs às 12:00 h

Local: Sede do Bosque da Freguesia

Pauta da reunião

– Apresentação dos presentes

– Informes sobre a Freguesia

– A comunidade organizada e o Superintendente de Jacarepaguá.
– Falta de água no bairro (Ladeira da Freguesia e outros locais)

– Reunião com a CEDAE

– As enchentes na Francisca Sales e  em outros lugares do Bairro

– Intervenção da subprefeitura nas Praças do bairro e nas calçadas

– Os abaixo-assinados da Francisca Sales, da Mobilidade e das Medidas Compensatórias

– A AMAF na mídia virtual e finanças da AMAF

– Assuntos jurídicos

– Informes do Conselho Regional da FAMRIO, Conselho distrital de Saúde da AP4, Conselho Comunitário de Segurança de JPA

– Assuntos gerais

– Encerramento

  • Início e apresentação dos presentes

A reunião foi iniciada com a apresentação dos moradores e amigos presentes: Antonio Marques, Antonio Sérgio, Artur Moura, Cláudio Baster, Elizabeth Mattos, Estelina Mello Fátima Ibriks, Francisco de Assis dos Santos, Guilherme Martins, Jorge da Costa Pinto, Juan Carlos Tomsic, Myrian Marino, Robson Leite, Rodrigo Seco, Samira Lima, Sidney Vallim e Zelia Andrade.

  • Informes sobre a Freguesia

– A comunidade organizada e o Superintendente de Jacarepaguá.

Infelizmente o Superintendente Flavio Caland não respondeu os ofícios, solicitados por ele, entregues e protocolados nessa Superintendência no dia 29/11/2017 sobre:

– Mobilidade

– Enchentes na Francisca Sales e

– Intervenção nas Praças do bairro

Da mesma forma também não respondeu o documento entregue e protocolado no dia da reunião (16/01/2018) que não aconteceu por motivos prioritários que o impossibilitaram de se reunir com a AMAF. Neste documento estavam relacionadas as principais reivindicações dos moradores.

Quem quiser conhecer o conteúdo desses documentos pode acessar o site da AMAF e entrar na página www.amafreguesia.org/documentos.

Infelizmente e apesar de ter prometido que no dia 04/12 responderia sobre a intervenção nas praças, nada aconteceu até a data desta reunião e os moradores mostram preocupação com relação à intervenção na Praça Tedim Cerqueira, pois não apresenta as características de vendedor ambulante e não houve transparência no processo e nem diálogo com os moradores sobre essa decisão.

O Superintendente tem realizado ações junto à Comlurb, Cedae e Light no intuito de agilizar a solução dos prejuízos que a comunidade teve por conta das chuvas de 15/02/2018, entretanto as ações da Seconserma e Rio Águas na Rua Francisca Sales ainda não se sentem. Só foram realizadas visitas.

– Falta de água no bairro (Ladeira da Freguesia e outros locais) e reunião com a Cedae

Conforme combinado com o Gerente da Cedae, Marcos Tadeu, responsável pelo abastecimento de água, foi realizada a reunião na Cedae (Tanque) no dia 09/02/2018 com a presença da AMAF e moradores da Rua da Ladeira da Freguesia.

A reunião foi baseada no documento entregue e protocolado junto à Cedae e que pedia uma solução para o abastecimento de água na Rua Ladeira da Freguesia, no condomínio AMAJP (Estrada do Quitite), Estrada de Uruçanga, Rua Comandante Rubens Silva e Rua Tirol.

Foi marcada uma reunião com a Prefeitura para combinar as obras na ladeira da Freguesia, más infelizmente a Prefeitura não compareceu. A Cedae e a AMAF / Moradores compareceram.

O Gerente Marcos Tadeu informou que na segunda feira (26/02/2018) seriam iniciadas as obras para a instalação de uma elevatória e que seriam concluídas em inícios de abril.

O Sidney, morador da Rua Ladeira da Freguesia e presente na reunião com a Cedae, informou nesta reunião, objeto deste ata, que o fornecimento, especificamente para a sua residência, tinha melhorado, entretanto manifestações extra reunião feitas pelas moradoras Christianne e Ana Paula, ao serem inquiridas pelo telefone sobre a situação do abastecimento nas suas residências, informaram que não tinham sentido nenhuma melhora consistente.

Com relação aos outros locais a Cedae ficou de identificar os problemas e procurar a solução, mas não deu data para que isso acontecesse.

Para mais detalhes basta acessar o site no link:

https://www.amafreguesia.org/agora-vai-a-ladeira-da-freguesia-vai-ter-seu-problema-de-agua-resolvido-ate-inicios-de-abril-as-obras-comecam-na-segunda-feira-2602/

– As enchentes na Francisca Sales e  em outros lugares do Bairro

Os moradores da Rua Francisca Sales António Sérgio e António Marques descreveram o que já era previsto, caso uma chuva da intensidade como a que houve no dia 15/02 acontecesse, isto é o solo encharcou e com isso a água entrou no estacionamento subterrâneo de um prédio provocando a perda de mais de 40 automóveis.

Até hoje a Rio Águas não se manifestou.

A Comlurb foi limpar os ralos e deixou a terra acumulada. Se chover novamente voltará a entupir os bueiros.

A Seconserma tampou os buracos na rua.

Ninguém fez o tratamento de choque que deve ser feito. Abrir tudo e consertar as galerias.

– Intervenção da subprefeitura nas Praças do bairro e nas calçadas

A Superintendência não respondeu o ofício entregue em 29/11 pedindo explicações sobre a intervenção na Praça Tedim Cerqueira do ponto de vista da legislação que autoriza e a forma como foi feita a escolha do vendedor “ambulante”.

– Os abaixo-assinados da Francisca Sales e dos cruzamentos na Três Rios / Bananal e Mamoré / Geremário Dantas (Projeto da Cet-Rio “Desatando os nós”)

Continuam os abaixo-assinados para obter o apoio dos moradores e amigos da Freguesia no intuito de reforçar as lutas para acabar com as enchentes na Francisca Sales e poder dialogar com a CET-Rio sobre a mobilidade no bairro. Precisamos divulgar ainda mais para aumentar o número de assinantes.

A AMAF entregou um documento para a Cet-Rio destinado à Diretora Presidente da CET-Rio, solicitando uma reunião para tratar da mobilidade no bairro e de forma urgente a questão do cruzamento da Bananal com a Três Rio e da Mamoré com a Geremario Dantas.

Foi proposta que os moradores encaminhassem via Whatsapp ou via e-mail, os problemas que eles vêm no bairro com relação à mobilidade e sugestões para sua solução.

O Ronaldo Oliveira pediu para que a AMAF solicitasse autorização à Superintendência e Cet-Rio para colocar faixas educando os motoristas e assim evitar os buzinaços na Rua Bananal.

A AMAF pediu ao Superintendente em 08/12/2017, via Whatsapp, a colocação de faixas, mas nada aconteceu.

  • A AMAF na mídia virtual e finanças da AMAF

Foi lembrado que a AMAF continua com seu site e a necessidade de conseguir anunciantes para manter o seu domínio (www.amafreguesia.org) e a hospedagem na Hostgator.

A colaboração dos que desejam efetuar a publicidade é de R$ 100,00 pelo período de 12 meses.

  • Assuntos jurídicos

Não houve novidades sobre os processos em andamento. Informações sobre os processos podem ser obtidas no site.

  • Informes sobre a FAMRIO

Sendo redigido.

  • Assuntos gerais

–  A moradora Samira Lima falou sobre as suas atividades na área cultural e se ofereceu para em conjunto com a AMAF organizar eventos para a comunidade da Freguesia. A AMAF lembrou que a Escola 25 de Abril que está na Rua Mamoré, procurou em 2017 a Associação para apoiar à coordenação pedagógica numa campanha para reduzir a violência dentro da Escola. O Professor de teatro, diretor e ator Zeca Moreno, morador e associado da AMAF fez um trabalho importante nesse sentido até o ponto de ser matéria do Jornal O Globo.

A AMAF pediu à Samira que apresentasse seu projeto para avaliação pela AMAF.

– Os moradores Ronaldo, Fátima e Robson mencionaram a importância de colocar uma mesinha na Passarela de Jacarepaguá e fazer reuniões nos condomínios para ir onde os moradores estão e não sistematicamente efetuar as reuniões abertas na Sede do Bosque aos domingos. Este assunto foi tratado em outras reuniões e ficou de ser retomada essa possibilidade depois do mês do Carnaval. Na próxima reunião da Diretoria será tratado esse assunto.

  • Não havendo outros assuntos para tratar a reunião foi encerrada às 12:00 hs.

Segue no formato PDF:  Amaf_ata_reunião_25022018

Se você achou interessante esta notícia, clique no ícone da sua rede social, que aparece na página do site da AMAF, para divulgá-la com seu comentário.

Notas: 

1- Se você não visualiza os ícones é porque não acessou a página no site da AMAF. 
Ao receber um e-mail enviado automaticamente pelo site, quando uma nova notícia é publicada, para acessar a página do site é preciso clicar no assunto da matéria.

2- Se você deseja pesquisar qualquer assunto no site da AMAF e/ou ler mais sobre o mesmo assunto basta colocar palavras do seu interesse no campo PESQUISA (Vide imagem abaixo), separadas por vírgula, que você vai achar na área lateral direita da página do site da AMAF que você abriu.

Campo_pesquisa

Deixe um comentário